Artigo – Conselhos para Gerentes de Desenvolvimento de Software

O Fábio Akita (AkitaOnRails) postou um excelente artigo traduzido em seu blog. É muito bom mesmo! Como o conteúdo é gigantesco (daria para ser compilado em um livro, ou mini book de boas práticas gerenciais), vou colocar apenas um trecho do conteúdo:

Em 2004, a revista ‘Software Development Magazine’ entrevistou Gerald Weinberg. Aqui vão algumas de suas respostas (a entrevista completa está no site dele):

Qual foi o melhor conselho relacionado a gerenciamento que você já deu?

Se você culpa seus funcionários, você é um péssimo gerente. Você os contratou, os aceitou, os supervisionou, e dirigiu seu treinamento. Você é responsável. Se você não gosta do que está acontecendo, veja seu próprio comportamento. Mas, se há crédito a ser dado, é deles.

E sobre gerentes que foram contratados em um grupo onde alguns ou todos os funcionários já foram contratados por outra pessoa?

Você não assume um trabalho de gerência de forma passiva. Antes de aceitar a posição, você entrevista todos em seu grupo, e você consegue o apoio deles, ou se livra deles – ou não aceita a posição. Eu não sei porque gerentes não entendem isso. Eles assumem novas responsabilidades como colegiais em seu primeiro encontro às cegas.

Para ler o conteúdo completíssimo vide Akita On Rails.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: