De iPhone a Android com uma app só!

Mais uma dica interessante para quem trabalha, desenvolve ou é entusiasta da tecnologia móvel e Java. Notícia retirada do site referência nisso, Java Móvel. Leia abaixo:

“Nova ferramenta promete facilitar a vida dos desenvolvedores permitindo aplicativos para o iPhone e para o Android em uma tacada só”.

Com tantas linguagens de programação, plataformas e dispositivos diferentes no mercado, escolher uma só para se concentrar pode ser um desafio e tanto.

Enquanto o iPhone já contabiliza mais de 40 milhões de usuários à disposição dos desenvolvedores criativos – que por outro lado terão que achar seu espaço em um universo de mais de 50 mil aplicativos já disponíveis –, de outro o Android, que vinha avançando mais lentamente, promete decolar este ano, avançando além do terreno dos smartphones e estreando em netbooks de fabricantes de peso.

Estas duas plataformas estão em alta no mercado, porém para uma é necessário dominar o Objective-C e a outra o Java, então para quais destas se dedicar?

A especialista em desenvolvimento em código aberto Appcelerator promete facilitar a vida dos desenvolvedores com uma ferramenta que permite aplicações nativas do iPhone e Android construídas com tecnologias web.
Trata-se do novo módulo voltado a aplicativos móveis da plataforma Titanium, que permite criar aplicativos ricos não só para dispositivos móveis, mas também para desktop e para a internet.

Com esta tecnologia os desenvolvedores não precisam saber as linguagens específicas para cada plataforma, podem desenvolver suas aplicações abusando de suas habilidades em JavaScript, HTML ou CSS.

Com Titanium, você obtêm acesso a dispositivos nativos como GPS, sistemas de arquivos local, banco de dados, fotos e outros. Suas aplicações poderão ser ótimas porque elas podem usar elementos nativos de UI (Interface com o Usuário), transições, estilos e elas executarão perfeitamente em ambos os dispositivos (iPhone e Android), porque a ferramenta compila o Titanium para os códigos nativos de cada tipo de dispositivos.

O componente móvel da solução estreia em versão beta nesta terça-feira (09/06), durante a WWDC. Por enquanto, os testes serão limitados – é preciso se inscrever para participar.
Já a versão para desktop da plataforma é distribuída gratuitamente sob licença Apache Public License v2 e pode ser baixada no site da Appcelerator.

Embora a Titanium seja gratuita, a companhia planeja faturar oferecendo serviços de teste e análise dos aplicativos criados na plataforma.

Para mais informações acesse o site da Appcelerator.

Referências

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: