Google App Engine e aplicativos Java

Artigo bastante esclarecedor a respeito do Google App Engine e como funciona a hospedagem e uso de aplicativos Java. Vale a pena ler! Retirado do blog ALLgoritmos.

Através de uma Google App Engine para Java você pode manter seus aplicativos rodando nos servidores do Google, mas para isso se faz necessário o entendimento de alguns conceitos, então vamos a eles!

O que é Google App Engine ?

Ele permite a execução de seus aplicativos web na infra-estrutura do Google. Os aplicativos do Google App Engine são fáceis de criar, manter e escalar à medida que seu tráfego e armazenamento de dados se torna mais robusto. Com o Google App Engine, você não precisa ter servidores, apenas envie seu aplicativo para a Engine e seus usuários já poderão utilizar.

Você pode disponibilizar através do domínio gratuito appspot.com ou através de um servidor próprio. Seu aplicativo pode ser compartilhado com todos usuários ou apenas com um certo grupo.

O Google App Engine é grátis. A conta grátis possui até 500 MB de armazenamento persistente e CPU e largura de banda para cerca de 5 milhões de visualizações de página por mês.

Funciona com Java ?

Sim, você pode construir seus web aplicativos usando Java e rodá-los no Google. O ambiente Java provê a JVM na versão 6, uma interface Java ServLets e suporte para interfaces padrões App Engine, como JDO, JPA, JavaMail e JCache. Suporte a estas interfaces pode tornar seu aplicativo mais familiar para seus usuários.

Como usar ?

A própria como Google fornece em seu site um tutorial de como usar essa App Engine.

O tutorial descreve como desenvolver e implantar um projeto simples em Java com o Google App Engine. O exemplo de projeto do tutorial é uma lista de convidados, o exemplo demonstra como usar o Java Runtime Environment, e como usar vários serviços App Engine, incluindo o Datastore e as Contas do Google.

Tutorial (em inglês)

Você também pode usar o Eclipse, para isso basta instalar um plugin (Google Plugin for Eclipse). Com o plugin você pode criar, testar e dar upload em aplicações App Engines através do Eclipse.

Um artigo descrevendo: como instalar Google Plugin para Eclipse, como criar um Projeto App Engine pelo Eclipse e como debugar também foi disponibilizado. O artigo descreve também como usar o plugin para dar upload em seu projeto para a App Engine.

Artigo (em inglês)

Agora é dar uma lida nesses 2 documentos, entender e começar a usar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: