Minhas impressões – 1º Encontro SP-GTUG – 15/08/09

Caros colegas,

Na manhã/tarde de hoje participei do 1º encontro do SP-GTUG (Grupo de Usuários de Tecnologia Google de São Paulo), junto com o colega de empresa André Pantalião. O intuito principal era ser um bate papo para conhecer melhor as pessoas que estavam envolvidas com tecnologias Google, e dispostas a dar o “pontapé inicial” para a geração de conteúdo. Hoje foram oficializados os tópicos principais e os intuitos da comunidade. Abaixo, irei discorrer de forma bem sucinta sobre o encontro.

Panorama Geral

O evento ocorreu no auditório da Globalcode (São Paulo). Era previsto para começar as 10h00 e acabar as 16h00. Houve um atraso inicial do organizador do encontro (Victor B. Vieira) e o evento acabou as 16h20. Mas nada demais e que pudesse atrapalhar o horário da maioria. Pensou-se que iriam aparecer cerca de 10 pessoas mas o público foi de 21 pessoas, sendo que houveram 40 inscritos.

A idéia para formação de um GTUG em SP partiu de algumas pessoas presentes no Google Developer Day 2009. Victor B. Vieira, André Pantalião e outros foram os idealizadores do SP-GTUG, que era de imprescindível existência para uma cidade como São Paulo, pois seu tamanho, poder econômico e tecnológico são indiscutíveis. Outros grandes estados do Brasil, como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro já tinham seus GTUG’s formados e com uma comunidade forte.

Introdutório e decisão das diretivas do grupo – Victor B. Vieira (com auxílio de Eric Gomes)

A idéia principal era seguir um cronograma já divulgado com os seguintes tópicos de discussão:

  • Apresentação dos Membros
  • Periodicidade e formato dos encontros
  • Compartilhando conhecimento
    • Apresentações
    • Mini Cursos
  • Produção do Grupo
    • Publicação de Artigos;
    • Palestras em eventos;
    • Desenvolvimento de aplicações, para servirem de exemplos;
  • Fechamento e Avaliação do Evento

Na parte de apresentação o mais interessante é que não havia somente desenvolvedores no ambiente, mas pessoas ligadas a marketing, comercial, conhecedores de hardware, etc. Isso mostra o quanto o Google interessa e é abrangente. Outro ponto a ser ressaltado é que a maioria das pessoas (me incluo nisso) tinham um conhecimento médio das ferramentas do Google ou o que ele pode oferecer em todos os aspectos, mas tendo muito interesse em se aprofundar e gerar conteúdo.

A lista de discussão do grupo já existe (sp-gtug@googlegroups.com) e será por ela que os primeiros artigos sairão e haverá a definição de qual ferramenta será usada pelo grupo (wiki, blog, fórum, etc.).

Houve um levantamento de ferramentas do Google que podem ser discutidas, ser alvo de geração de material e desenvolvimento de projetos. Algumas que foram discutidas e de consenso geral (em temros de aceitação):

Se falarmos de todas as ferramentas que o Google tem haja pessoas para escrever (rs). Outras ferramentas menos conhecidas (Health, Pack, Squared, Trends, etc) também foram citadas, mas terão um foco menor frente as mais conhecidas. Para ter uma idéia, acesse o site do Google Code e veja em API’s e ferramentas o “pequeno número” de projetos com API disponível, fora as outras ferramentas do Google.

Durante a discussão de diretivas o Victor ficou de enviar um email com um arquivo em formato .xls com informações preenchidas a respeito das subdivisões de áreas a serem estudadas, moderadores (a priori) e informações dos usuários. Acredito que também estará no formato docs do Google (é claro…rs). Ao ser disponibilizada, atualizo este post juntamente com as fotos (cortesia de André Pantalião).

As reuniões, mini-cursos e eventos da comunidade ainda serão discutidas, mas pensa-se em fazer reuniões com mini-cursos em períodos de 2 meses, ao estilo dos apresentados pela Globalcode. Um evento aberto para o público seria feito de 6 em 6 meses. Mas muita água ainda irá rolar em termo de definições…

Praticamente a reunião tinha chegado ao fim. Restava agora aos moderadores divulgarem as informações de como serão baseadas as discussões, linhas de estudo e divulgação de notícias e material referente a cada assunto. Escolhi “Desenvolvimento” e “Mobile”. André escolheu os mesmos dois, mais a “Geolocalização”, ficando também como moderador (a priori) do tópico do “Mobile” (!). Cada “área” teve 2 moderadores eleitos para cada subdivisão de assuntos.

Haveria um almoço e a tarde um bate papo sobre Adsense, Adwords e Analytcs, bem informal e mostrando como funcionam.

Pós almoço – bate papo: google adsense, adwords e analytcs (Rodrigo Bianco e Eric Gomes)

Antes do almoço tiramos uma foto com os presentes nesse primeiro encontro, para que “ficasse na história”. Vou verificar a disponibilidade da mesma e divulgo aqui, atualizando as informações.

Eric Gomes e Rodrigo Bianco trabalham com marketing e links patrocinados. Eric já está no ramo a um certo tempo e é desenvolvedor Java, enquanto Rodrigo trabalha com publicidade e marketing em Campinas e tem uma experiência maior na parte de uso dos links patrocinados e SEO. O bate papo que houve pode virar facilmente uma palestra no futuro, pois os dois tem bastante conteúdo e cases a respeito das ferramentas para passar ao público.

Foram mostrados exemplos de aplicação do adsense, adwords e analytcs em otimização de pesquisas, tratando de explicar para os mais leigos termos como relevância de procura, “procura patrocinada” e “procura pura” do Google, SEO, uso de api’s do Google, etc. O assunto é bastante interessante e com certeza vai ser um dos mais visitados na comunidade.

Eric Gomes mostrou uma ferramenta que está desenvolvendo, chamada “Gadman – Google AdWords Manager”, que trata de fazer o “consumo” da API do Google com a finalidade de mostrar e controlar via interface gráfica todas as possíveis alterações de compra de palavras-chave, anúncios, campanhas de publicidade, etc. O mesmo ficará de passar mais detalhes pela comunidade, pois o projeto é baseado em tecnologias abertas (API do adsense e adwords, Java, MySQL, Struts, JAX-WS, etc) e para ser compartilhado com os demais é questão de tempo. Fiquem de olho!🙂

Conclusão

O evento alcançou o objetivo esperado: um bate papo para que os presentes pudessem por em prática o networking, conhecessem os princípios que o grupo vai discutir e entender a separação das categorias de estudo e publicação de material referente as tecnologias do Google.

Estou aguardando as primeiras mensagens a partir deste “marco” e estou ávido para começar a contribuir com o grupo. Resta esperar para ver o quão próspero será o futuro. Acredito que tem tudo para dar certo.

Até a próxima e acompanhem as novidades! Postarei na medida do possível.

(Atualizado em 16-08-09, as 19h07)

Segue o endereço contendo as fotos do evento: http://apantaliao.multiply.com/photos/album/31/Primeiro_Encontro_GTUG

Agradeço ao André Pantalião por disponibilizá-las.

(Atualizado em 17-08-09, as 14h25)

Victor B Vieira escreveu suas impressões do evento no blog do GTUG. Vejam neste link. Lá está contido o endereço da “matriz de responsabilidades” (documento do Google Docs), grupos e moderadores. Por enquanto só para visualização. Na lista do GTUG haverão mais informações.

6 Respostas

  1. Boa, Rodrigo! Foi bem isso mesmo o que aconteceu. Também estou confiante que a criação deste grupo vai trazer benefícios bem interessantes pros envolvidos.
    Vamos nos falando!
    Abraço,
    Eric Gomes

  2. Obrigado pelo resumo. Tive que me ausentar e fiquei curioso com a continuação à tarde.
    Também estou bastante animado pois exatamente neste momento que começo a me interessar pelas tecnologias disponibilizadas pelo Google encontro um grupo com tantas pessoas dispostas a seguir por este caminho.
    Estou estudando o GWT porque me interesso bastante por desenvolvimento web. Vou procurar colaborar sempre que possível.

    Abraço.

  3. Eric Gomes e Antonio Carlos, obrigado pela leitura!

    Espero que possamos “trocar muitas idéias” e contribuir bastante pra comunidade Google.

    Quanto ao “Gadman” acho que é um projeto que pode envolver um bom número de pessoas, seja do GTUG ou de outras comunidades…

    “Gadman” + GWT? Será que “dá liga”? rs.

    Aguardo a reportagem na revista Mundo Java sobre a API de Adwords/Adsense/Analytcs !

  4. Bom dia pessoal, ótimo, adorei o release, mostra exatamente o espírito que foi o evento e o futuro promissor que o grupo apresenta… Vou dar um reply do release no meu blog. Abs.

  5. […] Vou escrever um pouco acerca das minhas impressões do 1º Bate Papo do SP-GTUG, ocorrido na Globalcode em 03/03/10. Estive presente em mais esse evento/encontro de pessoas interessadas nas tecnologias do Google. Se você quiser saber mais sobre o SP-GTUG, leia acerca do 1º encontro do SP-GTUG, ocorrido no ano passado (Agosto/2009). […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: