MakeWare Java versão 4.0.3 – (IDE de programação brasileira para a linguagem Java)

Mais uma IDE de programação para a linguagem Java, agora em português, com menos de 3Mb e feita por um brasileiro🙂 . O único defeito é que é para Windows😦 . Seguem as informações abaixo. Informação retirada do site JavaFree.org.

Para quem nunca ouviu falar do MakeWare Java, o MakeWare Java é uma ferramenta de programação que eu desenvolvi para o desenvolvimento de aplicações usando a linguagem Java. Você pode fazer várias tipos de aplicações com essa ferramenta: Aplicações para console, aplicações gráficas com formulários (como no Delphi), aplicações baseadas em sistemas distribuídos, Applets Java,Aplicações para Banco de Dados e até aplicações para celulares, com o J2ME.

No MakeWare Java você possui sete tipos diferentes de projetos, são eles:

– Projeto Java Simples : Neste tipo de projeto você pode trabalhar com o essencial do Java: classes, interfaces e pacotes. E você pode Criar:

– aplicações baseadas em console e,
– aplicações gráficas utilizando componentes Swing

– Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

– Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

– Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.

– Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada. O Projeto Java Socket já possui agora um help.

– Projetos Java BD: Neste projeto é criado um modelo pronto que faz a utilização de mecanismos de banco de dados fornecidos pela linguagem Java, o JDBC (Java DataBase Connectivity). Também nesse projeto podemos fazer uso e criar uma fonte de dados ODBC (Open DataBase Connectivity), que funciona como um “alias” para o nosso banco de dados. No momento, o projeto Java BD só cria fotne de dados voltados para banco de dados Accesss.

– Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o o Wireless Tool Kit da Sun(de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration). Para fazer o download deste prgrama, clique aqui. A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis, não precisa informar o diretório.

Observações sobre o Projeto Java Mobile : Quando você cria um projeto Java Mobile, é criada também uma pasta com o mesmo nome do projeto, quando você mudar o projeto para um outro local, leve essa pasta junto.

O MakeWare Java oferece diversos recursos que facilitam a vida do programador, como um analisar dinânico de erros de código, mostrando em tempo de projeto onde se encontram os erros daquele e , dependendo do erro, ele te da uma sugestão para você corrigir aquele erro.

O MareWare Java ainda oferece alguns utilitários que ajudam o usuário no desenvolvimento de suas aplicações, são eles: Você conta com um utilitário que realiza consultas SQL em um determinado banco de dados Access, caso vá trabalhar com banco de dados em Java. Você também conta com um utiliário que cria, de modo fácil, arquivos JAR (Java Archive). Um arquivo JAR é como se fosse um arquivo ZIP que contém todas as classes e entre outros arquivos que constituem uma aplicação Java.

O MakeWare Java faz tudo isso com apenas 2,88MB.

Pré-requisitos:

Para o MakeWare Java, é preciso que você tenha instalado o JDK, de preferência da versão 5.0 em diante.

Se por acaso você deseja criar aplicações para celulares , é preciso que você tenha instalado o Wireless Tool Kit, versão 2.5.2.

Para fazer seu download, visitem:

http://makeware.orgfree.com/mkjava.php

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: