Minhas impressões – 1º Bate Papo do SP-GTUG (Globalcode – 03/03/10)

Caros colegas,

Vou escrever um pouco acerca das minhas impressões do 1º Bate Papo do SP-GTUG, ocorrido na Globalcode em 03/03/10. Estive presente em mais esse evento/encontro de pessoas interessadas nas tecnologias do Google. Se você quiser saber mais sobre o SP-GTUG, leia acerca do 1º encontro do SP-GTUG, ocorrido no ano passado (Agosto/2009).

Introdução

Após a primeira reunião do grupo, ocorrida no mês de Agosto/2009, houve um “hiato” em termos de organização de eventos e geração de conteúdo relativos as tecnologias Google, seja no blog do grupo, lista de discussão ou apresentações públicas. Graças aos incentivos, força de vontade e senso de organização do Paulo Fernandes, no começo desse ano foi organizado o 2º encontro do SP-GTUG, também na Globalcode em 06/02/10.

No 2º encontro os membros (alguns novos e outros remanescentes da primeira reunião) rediscutiram as estratégias do grupo, novos colaboradores e como incentivar a geração de conteúdo. Eis que uma das idéias que surgiu foi de organizar “bate papos”, que no final acabam sendo como os minicursos da Globalcode: membros que forem capacitados em alguma tecnologia do Google e se sentirem confortáveis em pesquisar e explicar, fazem uma apresentação para um público alvo interessado. Chegamos ao acordo que, a cada “bate papo”, 2 temas (2 palestras com 1h30 cada) seriam apresentadas e o assunto discutido com o público.

Com base nisso, foi marcado o 1º Bate Papo do SP-GTUG (!). Os assuntos do primeiro bate papo (e os “sortudos” que teriam a honra da estréia) foram:

  • Google AdWords, com Eric Gomes;
  • Opensocial, com Róbson Dantas.

Abaixo um pequeno resumo sobre as palestras.

Google AdWords – Eric Gomes

Eric Gomes, que é especialista em AdWords e já trabalha na área, trouxe a público um overview simples e direto sobre essa tecnologia. O AdWords nada mais são do que anúncios, encontrados em forma de link e presentes em ferramentas de busca (vulgo Google) de acordo com as buscas de um usuário (por meio das palavras  chave). Outros locais que podemos visualizar esses anúncios são  Youtube, Orkut, Gmail, Maps, etc. Favor não confundir AdWords com AdSense!…rs.

Alguns termos mais técnicos (e mais importantes da apresentação) sobre AdWords foram abordados, como:

Não é a toa que as propagandas perfazem, praticamente, o total do valor da renda arrecadada pelo Google, que é de cerca de 97% (Para mais informações ver esse post com os números do Google).

Quer saber mais do assunto? Veja os links abaixo:

Opensocial: aplicações e conceitos – Robson Dantas

“In particular, we’ve identified Robson Dantas (site) as an OpenSocial Guru for consistent demonstration of technical expertise and community involvement.” (Opensocial Google Group).

Para falar sobre OpenSocial nada melhor do que um Guru do Opensocial (como foi definido pelo próprio Google!), ou seja, Robson Dantas. Para não complicar (rs), vou transcrever a definição de Opensocial da Wikipédia:

O Google OpenSocial é uma plataforma do Google baseada em HTML convencional e Javascript. Uma API (Interface de Programação de Aplicativos) aberta [1] que permite que desenvolvedores criem widgets (aplicações ou add-ons) para rodar dentro de redes sociais [2] que aderirem à plantaforma OpenSocial. As redes sociais que já aderiram são o Orkut, MySpace, Friendster, LinkedIn, hi5, XING, Plaxo, Ning, Oracle, Viadeo e SalesForce[3].

O Robson passou para os presentes um panorama do desenvolvimento e oportunidades que podem ser aproveitadas nas redes sociais do Brasil e do mundo. Alguns números interessantes sobre esse nicho são:

  • Mais de 85% dos internautas usam redes sociais, seja Orkut, Facebook, Sonico ou outras;
  • No Orkut: 22 milhões de usuários. Acesso: 28 visitas ficando 496 minutos/mês.

Podemos explorar esse nicho desenvolvendo um ambiente formado por: Opensocial + aplicativos + criatividade (simples, sociais, atrativos e “virais”). Trazendo para a realidade temos alguns cases de bastante sucesso, como Buddy Poke, Mafia Wars e Farm Ville.

Alguns termos mais técnicos (e mais importantes da apresentação) sobre Opensocial foram abordados, como:

  • Opensocial API;
  • Conhecimentos que um desenvolvedor precisa ter: HTML, Javascript e outra linguagem (Java, PHP, Python, etc.);
  • Ferramentas a serem usadas: Firebug, Opensocial plugin, Sandboxes, Partuza, Shindig, OSDE;
  • Demo: Shindig + Opensocial e gadget “Hello World”;
  • Visão de mercado: desenvolvimento de plataformas de mídia, jogos online e aplicativos sociais (inclusive no próprio Google!).

Quer saber mais do assunto? Veja os links abaixo:

Conclusão

O encontro reuniu por volta de 20 a 25 pessoas, uma média considerável para um horário das 19h as 22h de uma quarta feira. E já teve 2 palestrantes de muito bom nível em sua primeira edição!

Espero que outros bate papos possam acontecer, e mais “especialistas” e interessados se disponham a apresentar. Mas, é importante ressaltar: nem só de apresentações viverá o grupo! Temos em mente que precisamos de mais colaboradores criando conteúdo no blog, participando dos eventos, enviando dicas na lista de discussão e oferecendo outras localizações para as reuniões do grupo (quando o auditório da Globalcode estiver ocupado).Participe da lista de discussão do SP-GTUG e dê sua opinião também!

Mais uma vez fica o agradecimento (e acredito que dos demais também) ao Paulo Fernandes de dar o “pontapé inicial” nessa iniciativa de angariar “sangue novo” para o grupo e estar organizando os encontros. Agradecimento também vai para a Globalcode, que pela terceira vez em três encontros (rs) cede o espaço gentilmente ao grupo.

Agora alguns avisos para os possíveis novos encontros (e bate papos). Já existem pessoas interessadas em apresentar alguns temas relacionados as tecnologias do Google. Abaixo listo alguns:

* Deise Garrido – Adsense

* Rodrigo Ribeiro (Isso mesmo: o “paguá” que escreve esse post…rs) – Android

* Paulo Fernandes – Overview de algumas tecnologias Google (a definir)

* Fabio Gama – Open Social, Maps, AppEngine

* Octavio Turra – Wave, Chrome

* Fernando Masanori – Python no AppEngine

Portanto não perca os “próxmos” capítulos! Interessado em participar? Venha discutir conosco! Acesse: http://groups.google.com/group/sp-gtug

Bem, por enquanto é só! Espero ter sido claro com as palavras e ter passado conteúdo útil com este post.

Até mais!

Anúncios

3 Respostas

  1. Muito bom, Rodrigo.
    Obrigado pelo post e por compartilhar suas idéias.
    Vamo que vamo, pessoal!

    Abraços.
    Eric

  2. Boa Rodrigo.

    Eu vou estar acompanha e sempre que possivel irei ate a globalcode para assistir as apresentações.

  3. […] Minhas impressões – 1º Bate Papo do SP-GTUG (Globalcode – 03/03/10) – Rodrigo Ribeiro (Templário da Tecnologia); […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: