Minhas impressões – Campus Party 2011 – Dia 3 – 19/01/11

Veja também:

Caros colegas

Eis que 3 dias de evento já se passaram, estamos próximos da metade do período de Campus Party 2011. Aqui estou eu novamente para relatar as novidades do terceiro dia de evento. Espero que gostem, será bem curto 🙂

Panorama

Esse terceiro dia, de acordo com minha agenda seria de poucas palestras (na verdade uma única do meu interesse…rs) e bem mais uso do computador, interação com a área Expo e pra conhecer a Campus Party como um todo.

Palestra Startup: As não-lições do Silicon Valley


O objetivo da palestra era “desmistificar” o Silicon Valley, mostrando que lá não é  O “lugar perfeito” para os empreendedores. Não basta você viajar para a Califórnia com uma idéia na cabeça, um plano de negócios e você voltará para o Brasil com um aporte de dinheiro e suporte a sua Startup. O pessoal da ResultsON, que esteve no Vale do Silício deu exemplos de quais são os erros e problemas mais comuns no Vale e como o Brasil pode aprender com eles. Não há um modelo perfeito para conseguir entrar lá, e ainda mais: sem o famoso QI (quem indica) você não consegue horário para falar com qualquer investidor, ressaltando cada vez mais o conceito de networking.

A cultura empreendedora nos centros universitários americanos (Stanford e outras universidades do Vale do Silício, por exemplo) é feita para formar empreendedores e idéias úteis para a sociedade. Aqui no Brasil temos uma propagação de cultura limitadíssima a respeito do assunto: nossas universidades mantém o mote de formar engenheiros para o mercado.

No momento estamos vivendo um momento único de oportunidades, que o empreendedorismo digital nos proporciona. O Brasil é um dos países onde há maior criatividade em termos de soluções baseadas em redes sociais, e o reflexo disso são os futuros investimentos e a chegada do Silicon Valley aqui em curto prazo 🙂

Abaixo algumas frases que marcaram a palestra, achei bem importante esses pontos de vista.:

“Há falta de investidores no Brasil que falem a linguagem dos empreendedores. É preciso haver uma re-educação de algum dos lados”.

“Precisamos de mais pessoas fazendo empreendedorismo de alto risco, “indo pro pau”.

A palestra, rapidamente, já está disponível no site da ResultON. Confiram abaixo o vídeo no youtube:

Amigos e GTUG-SP

Encontrei aqui na Campus Party o Bruno Moraes, do GTUG-SP. Gente boa, trocamos idéias a respeito dos projetos do grupo (novo site, sessões de coding dojo, etc.). Sentimos falta de mais membros do GTUG presentes até o momento aqui no evento, para quem sabe fazermos uma reunião. O Renato Santos, Renato Mangini (GTUG-BH), Gustavo Uchoa e o Wesley,  ainda não apareceram…

Fizeram companhia aqui durante o dia de ontem o André Pantalião, Daniel Bronzeri (acampando como eu) e Roberto Elvira.

Que-Fala! e a fama do Bronzeri

O projeto Que-Fala! do Daniel Bronzeri para o Campuseiros Inventam está dando o que falar por aqui, ele está dando entrevista a “torto e a direito” (próximas serão para Gazeta, Globo e Terra) 🙂 Foi um dos selecionados para a fase classificatória, bem repercutido por todos que participam da competição, e candidato a finalista.

Para quem não conhece vale a pena dar uma olhada nos slides:

Conclusão

Dia bom de Campus Party, estou cada vez mais ambientado ao local, as pessoas (apesar de muito estranhas…pude ver o quanto eu NÃO SOU TÃO NERD :-p ), a má organização e as falhas de rede (ontem não caiu a energia, mas teve queda parcial da rede para algumas mesas do campus).

Amanhã tem a parte 4, até mais!

E não deixem de acompanhar as novidades que coloco via Twitter, Picasa e Youtube.

Anúncios

4 Respostas

  1. Entrevista a torto e direito foi boa hehehe, só estou abraçando toda e qualquer oportunidade.

    Abs

    Danibron

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Fabrício, Ginga-DF TV Digital. Ginga-DF TV Digital said: RT @mcapablanca: New blog post => Minhas impressões – Campus Party 2011 – Dia 3 – 19/01/11 http://bit.ly/eMcKK7 #cpbr4 […]

  3. […] Minhas impressões – Campus Party 2011 – Dia 3 – 19/01/11 […]

  4. […] Minhas impressões – Campus Party 2011 – Dia 3 – 19/01/11 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: